-
Arquitetos: RS+ Robert Skitek
- Área: 393 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tomasz Zakrzewski
-
Fabricantes: EQUITONE, Aluprof, AutoDesk, BARWA SYSTEM, Nemetschek
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lago Paprocany é um local importante para seus habitantes, usado principalmente para fins recreativos. O cais em funcionamento há alguns anos conecta o centro de descanso com uma parte utilizada por muitos clubes náuticos e canoagem do MOSM (Centro Desportivo Juvenil Municipal). Devido ao mau estado dessas edificações, a cidade decidiu construir uma nova marina e estrutura do MOSM. A primeira parte realizada é o Centro de Treinamento para Canoagem.
Este centro já obteve grandes sucessos. Karolina Naja, que é uma dupla medalhista olímpica, fazia parte desta instituição. Como autores do percurso, nos preocupamos em estender um cais até uma marina planejada. Como consequência desse gesto, um novo centro de treinamento de canoagem passou a fazer parte dele.
O percurso principal está situado junto à água e as paredes foram retiradas e ocultas atrás de bancos elevados de madeira, que servem de arquibancada nas competições de canoagem. A parede posterior obteve uma forma diferente: devido às exigências dos bombeiros, é revestida com placas de fibrocimento cinza. O volume é dividido em duas partes funcionais - treinamento e armazenamento.
Eles foram separados e cobertos por um telhado jardim comum repleto por plantas. Do outro lado, o prédio era cercado por encostas verdes. Há uma bela vista do lago desde a cobertura, então decidimos criar um caminho adicional até lá. Essas soluções fizeram com que um espaço em frente ao volume com arquibancada e toda a cobertura se tornassem um espaço público atraente e importante para a população. O Centro de Canoagem ganhou um novo público, fãs e alunos em potencial e seu trabalho está se tornando visível e ainda mais reconhecido.